terça-feira, 28 de julho de 2009

UM ANO PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL - Dica 5





Toda a empresa costuma fazer um planejamento anual, em que estabelece uma nova visão, missão, metas, objetivos, treinamentos e etc. Esse planejamento serve como uma "carta de navegação", que mostra não só aonde se quer chegar mas os passos que são necessários. Assim, mesmo que não cumpram totalmente o objetivo proposto, terão caminhado nesse sentido e crescido um pouco mais.

Os indivíduos, no entanto, costumam ficar apenas nas "resoluções de ano novo", aquelas vagas promessas que fazemos a nós mesmos e que raramente sobrevivem ao mês de janeiro. Resultado: ao final do ano, o que resta é, muitas vezes, uma sensação de culpa e mal-estar por ter "desperdiçado" mais um ano, e por se estar exatamente onde sempre se esteve.

É por isso que, neste mês de janeiro, vou lhe propor algo diferente. Imaginemos que você acaba de fundar uma empresa de alto potencial, que explora um nicho único no mercado. Essa empresa poderá se tornar um sucesso, e crescer muito - dependendo de uma boa administração. Essa empresa tem, inclusive, um nome e uma marca inconfundíveis. Seu nome? EU COMPANHIA ILIMITADA. A sua marca? O seu próprio rosto.

O que quero dizer com isso? Quero lhe propor que, durante este ano, administre sua vida profissional com o mesmo rigor que administraria uma empresa. Por isso, este artigo foi dividido em 12 meses, e com isso estarei dando dicas sobre qual deve ser o foco de cada mês para que a Eu Companhia Ilimitada se torne um sucesso no mundo dos negócios.

JANEIRO — Definir o objetivo da companhia.

Durante o mês de janeiro, reserve alguns momentos, diariamente, para pensar sobre qual é o seu objetivo profissional para este ano. Se possível, escreva diariamente, durante 5 a 10 minutos, sobre o que você quer conseguir. Faça um balanço de suas qualidades e dificuldades. Assim, até o final do mês, você poderá definir a sua "missão" para este ano.

FEVEREIRO — Contratar a equipe.

Toda a companhia tem uma equipe de colaboradores. A Eu Companhia Ilimitada também precisará dessa equipe. Mas, como é uma companhia um pouco diferente, seus colaboradores serão exatamente isso - pessoas que podem colaborar com o cumprimento de sua missão para o ano de 2010.

Use a primeira quinzena de fevereiro para fazer uma lista de pessoas que, de alguma forma, possam ajudá-lo. Essa lista deve incluir desde o "apoio psicológico" - aquele amigo com quem você poderá compartilhar sua missão e que estará sempre pronto a ouvi-lo, até o pessoal do "apoio técnico" e contatos importantes.

No apoio técnico, estão todos os que podem contribuir efetivamente para seu crescimento profissional - como professores de inglês (se a sua missão implica no aprendizado dessa língua) e outros profissionais cujos conhecimentos lhe podem ser úteis. Nos contatos importantes, estão todos os seus clientes e colegas de trabalho que, de maneira direta ou indireta, estarão envolvidos no cumprimento de sua missão.

Na segunda quinzena de fevereiro, entre em contato com essas pessoas, estabelecendo uma rede de relacionamentos. Ligue para aquele amigo que sempre tem idéias sensacionais e bata um papo. Telefone para seu principal cliente, apenas para desejar que tenha boas férias. Mantenha o compromisso de, periodicamente, contatar essas pessoas que considera como importantes para o cumprimento de sua missão.
Faça sempre seu marketing pessoal, atualize e preserve sempre sua rede de pessoas "importantes para seu crescimento pessoal e profissional", com está pratica você estará sempre a frente em novas oportunidades.

MARÇO — Estabelecendo o orçamento.

Com a volta da vida ao ritmo normal, é o momento de estabelecer um orçamento de investimentos para a Eu Companhia Ilimitada. Calcule seus gastos mensais e estabeleça um percentual que está disposto a gastar em seu próprio desenvolvimento profissional. Aproveite e, também, estabeleça métodos e metas de poupança, para garantir que esses recursos estarão disponíveis. Alguns gastos que, aparentemente, não "pesam" no orçamento podem significar uma grande economia ao longo do ano. Considere todas as possibilidades de poupança — e use esse dinheiro para investir em você, com a compra de livros, cursos especializados e outras iniciativas que melhorem seu desempenho.

ABRIL — Invista na produtividade.

Toda empresa precisa ter um bom nível de produtividade. Assim, durante o mês de abril, se dedique a "atacar" todos os problemas que significam uma queda na sua produtividade. Elimine todas as tolerâncias (sobre as quais já falamos em um post anterior). Acostume-se a conferir sua agenda no início e no final do dia para avaliar seu desempenho. Aprenda a delegar funções quando necessário.

Para facilitar, no final de março ou início de abril faça uma lista de quais são os principais "ladrões de produtividade" que você enfrenta, e estabeleça estratégias para lidar com cada um deles. Mais do que isso — estabeleça prazos definidos, quando se trata de fatores que podem ser eliminados. Por exemplo: suas gavetas e mesa constantemente mal organizados fazem com que você perca tempo procurando documentos? Estabeleça um prazo definitivo para organizar as coisas. E determine que a partir daquele dia você sempre irá mantê-las organizadas.

Algumas rotinas de trabalho ajudam nesse aumento de produtividade. Uma delas é reservar o final do dia para retornar todas as ligações recebidas e não respondidas, responder correspondências e preparar a agenda do próximo dia. Dessa maneira, você estará concentrando as tarefas mais "burocráticas" em um período do dia em que sua produtividade naturalmente cai.

MAIO — Invista na associação entre trabalho e alegria.

Trabalho bem feito é trabalho feito com prazer. Nada mais triste do que considerar o seu emprego uma cruz a ser carregada, um karma a ser cumprido. Isso se reflete em tudo que você faz. Você pode não perceber, mas estará passando a todos a mensagem de que não gosta do que faz em cada gesto, em cada olhar — afinal, nós não falamos só com palavras.

E você, naturalmente, não vai querer que os clientes de sua empresa muito especial, a EU COMPANHIA ILIMITADA recebam um tratamento inadequado. Portanto, invista em alegria. Procure encontrar formas de tornar seu ambiente de trabalho mais agradável. Procure aprimorar seu relacionamento com as pessoas que trabalham com você. Dê a sua contribuição para tornar o ambiente mais leve.
Da mesma forma que no mês de abril, faça uma lista das principais causas de aborrecimento e desconforto em seu trabalho. E estabeleça estratégias para lidar com elas.

JUNHO — Hora de cuidar do patrimônio. Aposte em sua saúde e bem estar.

Uma empresa que funciona em um prédio caindo aos pedaços mais cedo ou mais tarde terá problemas. Da mesma forma, uma pessoa em más condições físicas não pode ter um desempenho profissional ideal. Uma pessoa que só pensa em temas de trabalho tem um universo limitado. As pessoas mais bem sucedidas são geralmente pessoas que mantém o seu corpo em forma e têm outros interesses além dos profissionais.

Aproveite julho para cuidar desses aspectos. Com o clima mais ameno, não será tão difícil iniciar um programa de caminhada diária. Se preciso, procure um médico para fazer um check up. Também procure ampliar seu universo de interesses culturais. Uma pessoa criativa recebe informações das mais variadas fontes. E você quer ser uma pessoa criativa, certo?

JULHO - Invista na criatividade.

Sucesso e criatividade andam de mãos dadas. As empresas que obtêm melhores resultados são as que conseguiram ser originais — seja no tipo de produto que oferecem, seja na forma de oferecer esse produto. E a sua empresa, a EU COMPANHIA ILIMITADA, não pode fugir a essa regra.

Mas como ser mais criativo? Quanto a isso, tenho ótimas notícias: criatividade é algo que se pode aprender. Existem até livros específicos sobre o assunto — que nos ensinam a sermos mais criativos. Então, por que não aproveitar esses dias frios de julho para ficar um pouco mais em casa e ler esses livros? Todos eles, além do texto, oferecem exercícios muito divertidos, que ajudarão a aumentar sua criatividade e a integrar os lados direito e esquerdo do cérebro.

Aqui vai uma lista dos meus preferidos nessa área:

O autor Edward De Bono escreveu vários livros sobre criatividade no trabalho. Entre eles, estão "Criatividade levada a sério - como gerar idéias", publicado pela Livraria Pioneira e "O pensamento lateral", publicado pela Record.

A autora Julia Cameron escreveu um livro que é considerado uma verdadeira "Bíblia" da criatividade pelos americanos, e que é adotado por universidades, autores de roteiros de cinema e muitos outros profissionais envolvidos diretamente com criatividade. No entanto, seus livros são quase desconhecidos no Brasil - embora tenham sido traduzidos.

O mais conhecido deles é o "Guia Prático para a Criatividade - O caminho do Artista", publicado aqui pela Ediouro. Esse livro é um programa de "recuperação da criatividade" que se estende por 12 semanas, e não se limita à vida profissional. Exige um pouco de dedicação mas é, verdadeiramente, um livro que pode mudar vidas. Aliás, se eu fosse recomendar um só livro para quem quer crescer e melhorar, seria esse.

Outro livro da mesma autora é o "Criatividade - a mina de ouro", também publicado pela Ediouro, que se aplica mais à vida profissional, e que também traz uma espécie de programa de recuperação da criatividade.

Para quem estiver com preguiça de ir até a livraria, esses livros podem ser comprados via Internet. Um dos sites onde é possível adquiri-los é o da Livrarias Saraiva, no endereço http://www.livrariasaraiva.com.br.

AGOSTO — Aplique o que aprendeu. E reavalie as metas.

Durante o mês de agosto, com o apoio de seus estudos sobre criatividade e experiencias passadas, faça uma revisão de suas metas para o ano. Há algo que possa ser acrescentado? Algo que possa ser feito de maneira diferente? Aproveite para introduzir o hábito do pensamento criativo na administração da "EU COMPANHIA ILIMITADA". Procure ver seus problemas como desafios, como um jogo cujo objetivo é encontrar a solução mais criativa possível.

SETEMBRO — É primavera. Hora de começar a mostrar os primeiros resultados.

Assim como em setembro o ciclo do ano chega à primavera, no ciclo da sua vida também está na hora de começar a mostrar para o que se trabalhou tanto durante todo o ano, não acha?
Portanto, se você vinha adiando algo, dê um basta! E comece a apresentar resultados ainda neste mês. Seja objetivo, estabeleça, no dia primeiro, exatamente o que deve estar feito até o dia 30.
Mas atenção - seja realista também! Não vá determinar que você deve abraçar o mundo com as mãos em menos de um mês! O objetivo, aqui, é criar um certo senso de urgência que o leve a dar a "arrancada final", e não causar uma crise de ansiedade.

OUTUBRO - Seja a causa, e não o efeito.

Você já preparou o seu corpo e mente para ter um desempenho melhor, já aprendeu a lidar com prazos no mês de setembro - enfim, está com todas as condições para essa arrancada final.
E, nessa arrancada final, é o momento da "Eu Companhia Ilimitada", a sua companhia pessoal, mostrar do que é capaz. Para tanto, só há um jeito: ir à luta.

Neste caso, ir à luta significa MOSTRAR, com letras maiúsculas, aquilo de que é capaz. Como? Aceitando novos desafios e, até, criando esses desafios.

Muitas pessoas, nas empresas, têm ambições. Mas ficam esperando que apareça a oportunidade certa, o momento exato. Acontece que, como dizia Geraldo Vandré, "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Ninguém pode adivinhar que você quer crescer, não é mesmo? Comece, portanto, a tomar iniciativas que mostrem que você é capaz de fazer, e bem, muito mais do que tem feito.

Fale com o seu chefe. Peça oportunidades - ofereça-se para fazer uma apresentação sobre um tema, ou para participar de um novo projeto. Ou, melhor ainda, crie um novo projeto dentro de sua área de atuação - e peça permissão para toca-lo adiante. Você verá o efeito surpreendente que isso terá sobre os seus superiores. Seja a causa da mudança, da melhora - e não um instrumento passivo.

NOVEMBRO - Torne-se um especialista em gente.

Durante o mês passado, você investiu em se tornar mais visível, em se destacar. Obviamente, isso pode atrair olhares que não são propriamente de aprovação. É por isso que, neste mês, você deve investir em conhecer o comportamento humano - e em saber lidar com ele.

O primeiro passo é, sempre, aceitar que as pessoas são como são. Não adianta ficar com raiva daquele colega que sempre age da mesma maneira - ele não vai mudar porque você se irritou. A alternativa correta, no teste dos relacionamentos, é sempre procurar o que podemos mudar em nós mesmos, o que já é bem difícil.

Assim, dedique esse mês a entender os relacionamentos humanos que o cercam no seu trabalho e a desenvolver estratégias que o tornem:

A - mais capaz de trabalhar em equipe, e de liderar.
B - menos capaz de reagir a estímulos negativos vindos de outras pessoas.

Para isso, você terá que aprender a ouvir mais e falar menos. Observe seus colegas. Constate como são. Procure ajuda-los, e peça ajuda quando necessário. Mas, se forem verdadeiras "pedras no caminho", não as chute. Contorne criativamente essas pedras.

Paralelamente à essa observação, procure desenvolver algum projeto de impacto para sugerir para o próximo ano. Mantenha esse projeto apenas para você - e deixe para mostrá-lo no início do próximo mês para seu chefe ou as pessoas envolvidas.

DEZEMBRO - Momento de causar impacto.

Após doze meses de esforço continuado, seus chefes, colegas e amigos devem estar mais do que conscientes de que você mudou, melhorou. Esse é o momento ideal, portanto, para apresentar o seu projeto - com suas pequenas mudanças mensais, você construiu uma base sólida de credibilidade.
Procure seu chefe e apresente seu projeto. Leve preparada uma apresentação bem escrita, material de apoio, etc. Impressione pela qualidade.

Para não ferir o ego de ninguém, use, na apresentação, frases como "como sei que o senhor se interessa por tal tema, desenvolvi .....", ou "vejo o quanto o senhor trabalha para melhorar...., por isso estou procurando ajudar apresentando...".

Certamente, uma das duas coisas irá acontecer: ou ele irá se comprometer com o seu projeto ou, ao menos, saberá que você é uma pessoa com potencial. E, mais importante do que isso, VOCÊ saberá que é uma pessoa com um potencial ilimitado, que pode fazer o que quiser - passo a passo, mudando um pouco a cada dia.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe. "Seja Bem Vindo"