terça-feira, 21 de outubro de 2008

Como cortar custos de sua casa ou empresa usando tecnologia.

Hoje em dia todo mundo se pergunta?Como posso montar uma rede em casa ou no escritório para não gastar muito dinheiro e atender meus interesses pessoais e profissionais. Existe várias maneiras para isso e irei dar algumas dicas neste post, Espero que seja muito utilizado e útil para o seu dia-dia, com a economia incerta e o dólar variando a todo instante temos que ser bem objetivos para não comprometer nosso orçamento no final do mês, mas uma combinação de software e serviços gratuitos e um pouco de conhecimento pode ajudar a frear os custos.

Os custos de tecnologia podem devorar qualquer orçamento. Quer seja em casa ou na empresa que tenha apenas dois ou 1000 funcionários, as dicas abaixo podem ajudar você a reduzir custos, economizar dinheiro e focar seus objetivos no que realmente importa: os resultados financeiros e o suprimento de suas necessidades/objetivos.

A dica mais importante deste post é realmente você estar interado sobre as novas tecnologias e que a mesma se integre no seu dia-dia.

A principio sempre estamos perguntando o que é melhor para suprir e atender nossas necessidades, a quem sempre perguntamos para tirar nossas duvidas?

Ex: Um técnico já conhecido pela família ou contrato um especialista para tirar minhas duvidas?
Essa forma de abordagem hoje em dia é bem comum, mas vocês podem realmente fazer isso sozinhos, pois é bem simples, hoje já sabemos muito bem quais são nossas necessidades, orçamento e como obter quase tudo. Pois são os sites que são mais utilizados para busca, compra e comparação de preços e porque não utiliza-los? Pois basta ter um pouco de paciência e saber a palavra chave certa para procura. Pois o hoje o Google lhe responde quase tudo (http://www.google.com.br/).

Essas são algumas perguntas que sempre meus amigos me fazem na hora de comprar um equipamento, programa ou serviço.

1º Quero comprar um notebook ou micro para minha casa ou empresa? O que você acha que devo comprar um notebook ou micro?

- Mas essa resposta não sou eu que posso lhe dar e sim lhe ajudar a respondê-la. Pois é bem simples, o que você se deve se perguntar? Ou seja, as perguntas que lhe faria para ajudá-lo.

- Qual é a sua necessidade? Internet, e-mail e documentos do Office? Jogos? Edição e captura de imagens, vídeos e áudios? Ou tudo?
Viu como é simples, pois tudo depende de sua necessidade / orçamento, pois um analista ou qualquer profissional não sabe suas necessidades, e o que o mesmo sempre faz é escutar e entender suas necessidades e propósitos, quais você concerteza já sabe. Não é verdade?

- Vou agora lhe propor alguns sites para essa nova empreitada. Pois é nessa busca que irá aprender a se perguntar e localizar suas novas necessidades em busca de um melhor orçamento para o seu bolso.

- Eu sempre procuro preços de peças, micros e notes nos seguintes sites, pois me dão bastantes opções e posso sempre comparar os equipamentos e preços ao que procuro.

O 1º Site é o Boa Dica (http://www.boadica.com.br/iniciopreco.asp), que serve para localizar lojas, equipamentos e preços, aqui você acha além de todas as tecnologias do mercado, as melhores opções de preços, mas sempre tente usar duas variáveis para sua compra, ou seja, preço e garantia, pois nem sempre o melhor preço lhe traz maior garantida, essa é uma dica muito importante e nunca esqueça de pegar a nota de compra/garantia para se houver algum problema futuro possa trocar o equipamento sem se aborrecer.

O 2º, 3º e 4º Site que indico para meus amigos que querem comprar novos micros e notes são os seguintes?

Shoptime – (http://www.shoptime.com.br/informatica) que dá bons preços, garantia e ainda parcela sua compra, além de ser bem confiável.

Americanas.com – (http://www.americanas.com.br/AcomDept/590) também lhe dá boas opções de preços e é confiável.

Ponto Frio – (http://www.pontofrio.com.br/cgi-bin/loja.pl) também lhe oferece opções de preços.

Obs: Sempre compare os preços entre os sites relacionados e verifique se o mesmo se encaixa no orçamento, e não fique com medo de comprar um equipamento de uma marca que não conheça, pois hoje o mercado está muito competitivo e novas empresas, estão tentando apresentar seus produtos e se estabelecer no mercado, mas como já disse antes sempre compare o preço a garantia dada sob o produto. Pois na área de informática a garantia e os serviços agregados como suporte são muito importantes em longo prazo.

2º pergunta bem freqüente é qual o sistema operacional que devo usar?

É sempre bom utilizar o que já vem no seu micro ou note (e sempre guarde com maior cuidado todos os cd´s, e dvd´s vindos com o equipamento, pois certamente são os de seus driver´s e que concerteza em algum momento irá utilizá-los), mas como sempre queremos as novas tendências, às vezes a coisa se complica. Pois novos notes e micros já estão vindo com o Linux ou o Microsoft Vista e não são todos que dão suporte e algumas marcas não lhe disponibiliza os driver´s para outros Sistemas Operacionais, lhe aprisionando a eles. Por isso que sempre indico que compre o seu equipamento com o Windows XP e se não quiser comprar use sempre o Linux pois é 80% mais barato e é vendido em qualquer jornaleiro, pois é questão de costume / adaptação.

3º pergunta muito freqüente, você tem o Office, PhotoShop e antivírus para me emprestar?

Pessoal vou agora dar uma de bom moço e pedir para não piratearem os programas de seus amigos, pois alguém pagou por eles e se vocês registrarem o mesmo em seus nomes, o coitadinho de seu amigo que foi quem lhe ajudou não irá mais poder usar o programa, pois agora estão pedindo a validação do mesmo em seus sites. Pois se não quiser comprar agora temos quase tudo grátis na internet para baixar.

Use Software gratuito: (ótimo para o orçamento)

Vamos admitir, quando você está tentando manter sua empresa próspera, desembolsar uma grana alta por software de prateleira dói tanto quanto tratar uma cárie sem anestesia.

Felizmente, freeware ou software barato podem ser uma surpresa agradável em termos de solidez e funcionalidade.
Exemplos:

Substitua o Windows XP e o Windows Vista pelo Linux (RedHat, Debian, Slackware e Fedora).

Substitua o Microsoft Office

O OpenOffice.org não é refinado como o pacote Office da Microsoft (e não devora memória ou recursos), mas é uma alternativa de software livre gratuito, com um pacote completo de aplicativos para processamento de texto, planilhas, apresentações e bancos de dados, compatíveis com o Microsoft Office.

O Google Docs é outra alternativa viável e gratuita ao Microsoft Office – e não há software para baixar ou instalar. Embora ele não tenha a riqueza de recursos do Office ou do OpenOffice, sua funcionalidade básica e interface otimizada talvez sejam tudo de que você precisará.
Criar arquivos PDF pode ser crucial para os negócios, mas o CutePDF é um programa gratuito que apenas exporta arquivos para PDF.

Programas online e gratuitos para editar fotos – Substitua o Adobe PhotoShop.

Basta uma conexão com a Web para poder melhorar suas fotos digitais.

http://olhardigital.uol.com.br/links/video_wide.php?id_conteudo=6608

Você está no meio do nada, em uma Lan House do século passado e precisa realmente editar uma foto para sua prima que está do outro lado do mundo, mas o computador que tem disponível na hora só tem o Microsoft Paint - complicado, hein?

Qualquer um que goste de fotografia já passou por isso, o que fazer nessas horas? Com a Internet ficou mais fácil resolver este tipo de problema, afinal, agora existem os editores de fotos online. E eles têm recursos super legais. Além dos tradicionais retoques, dá para imprimir fotos em formato de cubo e até montar um livro com seus cliques digitais. Conheça algumas dessas ferramentas.
Links:
Photoshop online
Picnik – (Recomendo)
Tabblo
Inkubook

Seu computador está seguro? Faça o teste com antivírus online.

http://tecnologia.uol.com.br/proteja/ultnot/2008/01/25/antivirus_online.jhtm

Você já deve estar cansado de ouvir dicas e mais dicas para manter as pragas longe do seu computador. Não abrir e-mail e anexos de desconhecidos, saber a procedência de sites e arquivos baixados e redobrar o grau de proteção em programas de troca de arquivos. Mas não adianta só prevenir, é aconselhável procurar por vírus e worms que vez por outra passam despercebidos por nossa barreira de proteção. Ter um antivírus sempre atualizado no PC é regra básica. Dentre tantas alternativas gratuitas como o AVG ou o Avast! e pagas como o Norton e a McAfee, não dá para deixar o PC sem um antivírus.

BITDEFENDER
F-SECURE
KASPERSKY
MCAFEE FREESCAN
PANDA ACTIVESCAN
PC FLANK
SECUNIA SOFTWARE INSPECTOR
SYMANTEC SECURITY CHECK
TREND MICRO HOUSECALL
VIRUSTOTAL

Apesar disso, às vezes estamos em um computador que não podemos instalar programas ou percebemos algo de estranho no PC e nosso antivírus não indica nada. Para isso, o UOL Tecnologia selecionou uma série de sites que vão ajudá-lo a encontrar vírus e cavalos-de-tróia em seu computador e em arquivos específicos e ainda testar a segurança contra invasões —e o melhor de tudo, de graça.

McAfee FreeScanClaro que a grande empresa do setor não ficaria de fora e também oferece uma ferramenta para detecção de vírus online. Ele procura as mais recentes pragas e, caso ache alguma, indica para links que ensinam como limpar o PC. Roda apenas com Internet Explorer 5 ou superior e necessita do controle ActiveX.

Symantec Security CheckA Symantec disponibiliza em seu site dois testes. O Security Scan verifica a exposição de seu computador a hackers, a vulnerabilidade do Windows e a existência de cavalos-de-tróia. Já o Virus Detection busca por vírus, inclusive os mais recentes, no HD. Ele não examina arquivos compactados e apenas sugere ações para a desinfecção. Só funciona no IE com ActiveX.

BitDefenderTraz todas as ferramentas do popular BitDefender para encontrar e remover vírus do computador. Busca na memória, arquivos, drives e no boot. Por padrão, ele tenta desinfectar o arquivo contaminado, mas se a operação falhar, ele apaga o arquivo. Esta função pode ser alterada. Funciona com IE e ActiveX.

KasperskyVersão online do antivírus com alto poder de detecção de pragas no computador. A busca pode ser lenta já que a varredura é detalhada, mas ele não remove os malwares. Possui também ferramenta para procurar vírus, cavalos-de-tróia e spywares em um arquivo específico. O desenvolvedor faz um desafio: faça o teste e descubra quantos malwares seu antivírus não localiza. Necessita de IE e ActiveX.

F-SecureMais um serviço online de uma grande empresa de antivírus. O sistema de varredura do site escaneia o computador atrás de malwares. Se encontrar alguma praga, ele a elimina e ainda disponibiliza informações adicionais sobre ela e maneiras de desinstalá-la manualmente. Ele encontra, mas não remove vírus de arquivos zip. Necessita de IE, ActiveX e Java.

Trend Micro HouseCallCheca se seu computador foi infectado por vírus, spywares ou outras pragas. Restaura os danos e ainda identifica e conserta vulnerabilidades para evitar contaminações. Roda em Java ou ActiveX, em Linux, Mac e Windows.

Panda ActivescanEscaneia e desinfecta seu HD, dispositivos de sistema, arquivos compactados e e-mail. Ele detecta spywares, vírus, worms e cavalos-de-tróia. É necessário preencher um cadastro e ter IE e ActiveX.

VirusTotalAnalisa arquivos suspeitos para detecção de vírus, worms, cavalos-de-tróia e outros malwares em vários mecanismos antivírus. Ele mostra os resultados por ferramenta e permite o envio de arquivos de 10MB por e-mail para ser escaneado.

Secunia Software InspectorVasculha seu sistema operacional e softwares instalados por versões não seguras ou desatualizadas. Ele também verifica patches da Microsoft, mas não indica vulnerabilidades. Necessita de Java para rodar.

PC FlankSite que agrega seis testes de vulnerabilidade, do rápido ao avançado, de programas de furtos de dados, exploratórios, cavalos-de-tróia e dos navegadores de Internet. Ele mostra se o seu computador dá informações pessoais enquanto navega pela Internet, se o PC está visível para outros na Web, testa seu Firewall e checa as portas de entrada.

Serviços de tradução online

Babelfish - http://babelfish.altavista.com/
Google Translate - http://www.google.com.br/translate_t
Free-Translation - http://www.freetranslation.com
Dictionary.com - http://dictionary.reference.com/translate/index.html
Intertran - http://www.tranexp.com:2000/Translate/result.shtml
Applied Language - http://www.appliedlanguage.com/free_translation.shtml
Langenberg (aglutinador de vários motores de tradução) - http://www.translation.langenberg.com
ForeignWord - http://www.foreignword.com/Tools/transnow.htm
iTools - ferramentas de linguagem (procurar por "Translate Language") - http://www.itools.com/lang/
FaganFinder - Ainda em versão beta, mas oferece a mais impressionante variedade de idiomas de/para: http://www.faganfinder.com/translate

Para fugir dos mecanismos de tradução mais comuns, uma opção pode ser o serviço online do Instituto Cervantes mas, para uma tradução inglês/português, primeiramente é preciso traduzir o texto para espanhol, e depois para português, já contando com as inerentes imprecisões decorrentes dessa triagem: http://oesi.cervantes.es/traduccionAutomatica.html
MOTORES DE TRADUÇÃO
Systran - http://www.systranstore.com
SDL Enterprise Translation Server - http://www.sdl.com/en/products/products-index/sdlenterprise-translation-system.asp
Promt (russo e vários outros idiomas) - http://www.promt.com
MT Labs (japonês) - http://www.mtlabs.co.jp

CONJUGADOR DE VERBOS
Para conjugar verbos em português - http://www.verbix.com/languages/portuguese.shtml

Faça reuniões online

Por que tomar um avião para ver um cliente se você pode fazer uma reunião no ciberespaço? Com software de videoconferência gratuito, como o Skype, você só precisa de uma webcam, um PC e uma conexão à internet.

Além de eliminar os custos de viagens, vai economizar em chamadas de longa distância. Mas, como as ligações do Skype às vezes caem e podem ter interferência estática, faça algumas reuniões antes de descartar totalmente sua linha terrestre.

Se você quiser migrar para um serviço de conferência via web mais robusto, com o WebEx, da Cisco, você compartilha documentos, suporta quatro webcams e exibe apresentações a partir do desktop.

O GoToMeeting é outra solução que oferece VoIP, suporta reuniões com 15 participantes e permite que você faça apresentações, trabalhe em colaboração ou forneça treinamento a partir do seu desktop, economizando custos associados a viagens e espaço para reuniões. Quem não querer fazer apresentações de pijama?

Use software de virtualização

Software de virtualização gera muita economia através da consolidação de servidores e da redução do tempo de backup e recuperação. Além disso, com menos servidores a conta de luz fica mais baixa.

As ofertas padrões da indústria da VMware variam de pacotes para gerenciar grandes data centers ao VMware Workstation para rodar múltiplos sistemas operacionais em um único computador. Você pode testar novos sistemas operacionais ou experimentar novo software sem correr riscos. O VMware Player, gratuito, permite importar imagens backup ou compartilhar dados.

O Virtual Server e o Virtual PC da Microsoft, gratuitos, permitem testar a virtualização e experimentar a ferramenta de virtualização Silverlight, da empresa.
O Parallels é uma das soluções amigáveis com o Mac mais conhecidas. O software roda sobre hosts Windows e Linux , bem como em Macs com o produto Parallels Desktop for Mac. (A VMware agora também oferece um aplicativo de virtualização para Mac.) A Parallels fornece pacotes de virtualização de desktop, servidor e automação com preços inferiores aos praticados pela VMware.

Se você preferir software livre, o FreeVPS é uma alternativa viável ao software comercial mencionado acima. Como outros software open source, o FreeVPS não fornece suporte oficial, mas o web site traz a documentação completa.

A economia está incerta, mas uma combinação de software gratuito, serviços gratuitos e uma certa dose de conhecimento pode ajudar qualquer empresa a frear os custos de tecnologia.

Adote o trabalho remoto

Em 2009, mais de 25% da força de trabalho adotará a trabalho remoto. Trabalhar em casa permite que você economize em gasolina, mas continue igualmente produtivo, graças a ferramentas que facilitam conectar e colaborar (quase como se você estivesse no escritório).
Wikis simplificam postar texto ou documentos para que um grupo possa fazer comentários ou mudanças. Alguns wikis são gratuitos e públicos, enquanto outros são mais focados na corporação, com recursos de segurança mais robustos.

O PBwiki tem três modelos: Business, Academic e Personal. O site traz ferramentas de edição WSIWYG, espaço para armazenamento, criptografia SSL, notificações automáticas via e-mail ou RSS e controles de acesso. O preço é razoável – gratuito para um a três usuários, 8 dólares mensais por usuário para 4 a 99 usuários e 6 dólares mensais por usuário para 1.000 a 4.999 usuários.

O Google Docs, mencionado anteriormente, também proporciona uma maneira barata e fácil de compartilhar arquivos (e checar mudanças).

Se você treme ante a idéia de configurar uma VPN (virtual private network), serviços como o LogMeIn podem ser seu bilhete para acesso VPN remoto sem problemas.

O LogMeIn Hamachi promete configuração fácil com o uso de tecnologia peer-to-peer para permitir que funcionários fora do local de trabalho acessem arquivos. O serviço funciona dentro do firewall e a licença para custa apenas 5 dólares mensais por um usuário.

Se sua empresa não tem – e não precisa ter – um servidor centralizado, o Central Desktop é uma maneira de compartilhar documentos online sem nenhuma configuração. O site possibilita que grupos pequenos ou grandes compartilhem arquivos facilmente, rastreiem quem examinou quais arquivos (ou modificou-os) e configurem desktops separados para múltiplos grupos de usuários.

O plano gratuito dá direito a 25 MB de espaço e suporta dois workspaces com cinco usuários cada.


Reduza os custos de impressão

De acordo com a GreenBiz.com, você não precisa gastar dinheiro para ser “verde”. Pode reduzir as despesas com papel se tirar copias em ambos os lados de uma página ou usar papel timbrado ultrapassado para memorandos internos.

Se o seu escritório distribui memorandos de papel aos funcionários, experimente colocá-los em um local central (um quadro de avisos perto do bebedouro, por exemplo) onde as pessoas normalmente se reúnem e poderão vê-los.

Outra dica é utilizar o modo rascunho da impressora para reduzir o uso de tinta e, assim, trocar os cartuchos com menos freqüência. O modo rascunho é muito mais veloz e consome menos tinta. Escolha a opção “printer friendly” para imprimir e-mail e páginas Web.

Os cartuchos de tinta colorida, em geral, são mais caros. Você pode economizar se imprimir em escala de cinza usando apenas o cartucho preto. Assim, trocará seus cartuchos coloridos com menos freqüência. A maioria das impressoras oferece muitas configurações.
No software da impressora, procure recursos que proporcionam economia de dinheiro.