terça-feira, 28 de julho de 2009

TOLERÂNCIAS: Você não precisa delas - Dica 3






Todos nós temos coisas que nos aborrecem - tanto em nosso desempenho profissional como em nossa vida pessoal - mas que vamos levando, levando, levando... Essas são as "tolerâncias" que eu gosto de imaginar como pequenos animaizinhos meio chatos, mas que não temos coragem de expulsar de nossa casa, algo assim como "ácaros da personalidade".

Essas coisas terminam por se tornar hábitos aborrecidos, pequenos "obsessores" que continuam repetindo sempre e sempre as mesmas frases dentro de nossas cabeças.

"Preciso organizar melhor minha agenda", "preciso resolver esse meu problema de impaciência" e frases desse tipo tornam-se verdadeiros mantras, que repetimos, repetimos ... e nunca fazemos nada acerca deles.
O problema com as "tolerâncias" é que elas terminam determinando o nosso nível de desempenho profissional e pessoal, mantendo-o muito abaixo do que poderia ser. Portanto, só há um jeito - acabar com as tolerâncias de uma vez por todas!
Aqui vai minha sugestão para lidar com elas - testei e funcionou, e espero que funcione para você também.

LOCALIZANDO AS TOLERÂNCIAS

Estabeleça em que categorias você está tolerando coisas que deveriam ser mudadas. Abaixo, uma lista de possíveis categorias (as suas podem ser diferentes, é claro). Exemplos:
1 - Desempenho profissional - comportamentos que fazem com que seu desempenho profissional esteja abaixo do desejado - aquele cliente cuja ligação você deixou de retornar porque é um dos seus menores clientes em termos de valor, a sua mania de deixar o telefone sempre no correio de voz, mesmo quando está no local de trabalho - tudo isso entra nessa categoria, porque "reduz" o seu nível de profissionalismo.

2 - Ambiente de trabalho - o que você não gosta em seu ambiente de trabalho e que pode mudar para fazer com que se sinta melhor.

3 - Relacionamento com colegas/chefes - lembre-se, você não pode mudar os outros, mas pode mudar a si mesmo. Procure o que você tem tolerado em si mesmo e que não lhe agrada - não nos outros!

4 - Alimentação - isso mesmo. Você está sobrevivendo em uma dieta de Big Mac's por pura preguiça? Você deixa de almoçar para não ter que andar duas quadras?

5 - Seu corpo e aparência - Lembre-se, saúde física influi MUITO no seu desempenho profissional. E boa aparência dá uma sensação de segurança - que é importante.

6 - Sua casa - o que você tolera em sua casa que o aborrece? A parede precisa de pintura? O vazamento do banheiro já fez aniversário?

7 - Seu lazer - todo final de semana você pensa "hoje vou passear" e termina estirado em cima do sofá vendo jogos de futebol nos quais nem está tão interessado assim? Lazer também contribui para trabalhar melhor.

COMBATENDO AS TOLERÂNCIAS

Se você é como eu, terá uma lista bem longa em cada um dos itens. E, como não é possível corrigir tudo de uma vez, dê uma nota de 1 a 5 para cada uma das coisas que lhe aborrecem (5 - aborrece muito, 1 - aborrece só um pouquinho).

A seguir, separe todos os itens que receberam nota cinco. E pergunte a si mesmo:
1 - O que isto está representando em termos de custo em dinheiro, energia, tempo, saúde?

2 - Quais são as vantagens que obtenho em tolerar isso (alguma vantagem deve existir, senão você já teria mudado, não é?)

3 - O que vai me custar para modificar isso?

4 - Qual é o prazo em que conseguirei modificar isso?

Não estabeleça prazos muito curtos, ou muitos itens para mudar. Eu costumo pensar em termos de 1 a 2 itens que obtiveram nota cinco por mês e 5 que obtiveram nota um. Por exemplo, organizar uma gaveta, para mim, é nota 1. Cinco itens como organizar uma gaveta por mês não é tanto assim. Já iniciar um programa de exercícios sistemático é uma nota cinco.
Mantenha essa lista em um lugar bem visível, e vá em frente! Com certeza, seu desempenho profissional irá melhorar, e muito, a cada tolerância que for vencida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe. "Seja Bem Vindo"