quinta-feira, 30 de julho de 2009

Como pedir um aumento para seu chefe?

Pedir um aumento de salário é a melhor alternativa para conseguir acomodar melhor o orçamento doméstico, sempre tão apertado, certo?

Mas tem pessoas que pedem aumento de salário não só para melhorar seu orçamento doméstico, mas sim para se aperfeiçoar, colaborarando com o seu aprendizado e profissionalização - fazendo cursos ex: Inglês, Pós graduação, MBA, e até para comprar livros ou obter de outros meios de melhorar seu desempenho profissional. Pois a cada dia para se especializar as exigências e os preços oferecidos pelas instituições são cada vez mais desproporcionais ao que ganhamos, correto?

Porém, é preciso resistir à tentação de resolver logo seus problemas financeiros e agir com critério. Conforme descrito nos Posts anteriores, os profissionais devem estar preparados para esse momento e não dar um tiro no pé.


Deve-se pensar, antes de tudo, no momento ideal para isso. Quando pedir um aumento?
Um trabalho bem desenvolvido e qualificado, sempre será bem visto pelos seu superiores, por isso o aumento no salário é algo que se realmente mereça e se tiver dentro das possíveis condições da empresa você terá.

Ter medo de pedir aumento ao chefe é uma coisa que o psicológico das pessoas insiste em pensar, mas aqui vão algumas dicas para você ter coragem e falar abertamente com o responsável pelo seu eventual aumento.

Primeiramente analise o humor do seu chefe, avalie a situação atual do mercado e da sua empresa, procure falar sobre aumento em momentos propícios favoráveis a você e a firma em que trabalha. Na hora de abordar o chefe faça a seguinte dinâmica, imagine se você fosse o tal e pense em como gostaria de ser abordado sobre esse assunto, as o melhor caminho é ir direto ao ponto, ou seja, nada de rodeios. Marque um hora com ele, em que você saiba que não será intemrrompido (a), se ele perguntar sobre qual assunto, responda algo que omita o verdadeiro motivo da conversa, diga por exemplo que é sobre seu trabalho. Evite comparações com colega de trabalho que ganham mais e trabalham menos, tenha bons argumentos, as únicas comparações que devem ser feitas, são as que desrespeitam a você mesmo, se seu salário estiver abaixo do que você deveria ganhar pelo que determina o mercado, ai terá bons motivos de argumento. Se você é tímido (a), prepare seu lado emocional, vá com seus argumentos na ponta da língua trabalhe sua autoconfiança, seja firme, objetivo, direto e tenha serenidade. Tenha em mente o valor cabível que gostaria de ganhar, mas caso a empresa já tenha definido planos com diz respeito a aumento salarial, seja flexível e disposto a fazer negociações.


Lembre-se, antes de marcar uma hora com seu chefe para discutir esse tema, é preciso que você esteja numa situação favorável para pedir um aumento. Caso contrário, você corre o risco de, além de não conseguir o aumento, ainda perder o emprego.

Primeiro, é preciso que você avalie o seu trabalho de uma forma neutra.

Observe o que você tem feito e que resultados tem obtido.

Verifique se, nos últimos seis meses, cumpriu as metas que lhe foram estabelecidas.

Na condição de avaliador, como você definiria seu trabalho, entre as seguintes opções: excelente, bom, regular ou insatisfatório?

Este já é um grande passo para você tomar sua decisão. Quando foi sua última promoção?
Procure lembrar quando foi sua última promoção. Você a pediu? Faz muito tempo? Em que circunstâncias isso ocorreu?

Caso trabalhe na empresa há pouco tempo, leve isso também em consideração. O objetivo é verificar se você tem motivos realmente para estar descontente, ou se está procurando a alternativa mais fácil para resolver seus problemas financeiros. Faça uma pesquisa salarial "caseira", ou seja, observe como o seu cargo é remunerado no mercado. Não adianta pedir algo em seu emprego que não está dentro da realidade.

Questão de relacionamento - Outro ponto importante: como vai o seu relacionamento no local de trabalho? Aí deve-se incluir os colegas de sua equipe mas, principalmente, focar no relacionamento com outros departamentos e com sua supervisão.

Mais um detalhe - A situação financeira da empresa é boa? Dependendo do porte, talvez você não tenha acesso, oficialmente, a este tipo de informação. Porém, este é um ponto onde você poderá usar sua percepção e, desta forma, avaliar se a hora é boa ou não para esta conversa.


Diante do resultado - Caso você, depois de tudo isso, consiga o tão sonhado aumento de salário, cuidado com sua postura: seja discreto e, acima de tudo, humilde. Não saia por aí espalhando a novidade. Seus companheiros de trabalho podem se sentir prejudicados ou, ainda, podem se ver no direito de fazer o mesmo, levando bastante problema à sua supervisão.

Se o resultado não for o que você esperava, contenha a frustração e proponha ao seu chefe uma nova data para que esta conversa seja retomada. Até lá, faça o seu melhor para que seu objetivo seja alcançado.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe. "Seja Bem Vindo"